Avanço tecnológico, proteção ao meio ambiente, prosperidade econômica e melhoria dos padrões de vida para toda a humanidade são chaves para alcançar algumas das maiores metas no novo século.

Sangue plástico
Desenvolvido pela Universidade de Sheffield no Reino Unido para imitar a hemoglobina, para uso em situações de trauma onde o sangue é necessário rapidamente.

Avião Solar Impulse
Em 2012, o avião Solar Impulse, feito de 90% de materiais poliméricos realiza o primeiro voo intercontinental exclusivamente com energia solar.

Polímeros implantáveis:
Biomateriais grau médico utilizados em implantes tais como o PEEK (poli (éter-éter-cetona), serão usados em aplicações neurológicas para auxiliar no controle da epilepsia, mal de Parkinson e traumas cerebrais.

Órgãos do corpo impressos em 3D
Usando materiais plásticos tais como o PMMA, partes de órgãos podem ser impressas em casa e os médicos podem produzir réplicas de fígado e rins para pacientes transplantados.

Carros autônomos
No futuro todos os veículos sem motorista serão quase que inteiramente construídos a partir de peças plásticas devido às propriedades e leveza que elas proporcionam.

Telas plásticas flexíveis
Diodos orgânicos emissores de luz são colocados em folha de plástico para criar aparelhos eletrônicos com displays flexíveis.