Deink Brasil, empresa parceira da Rede, cria tecnologia inédita de reciclagem para embalagens flexíveis

A Deink Brasil, empresa membro da Rede – que faz parte do elo de Recicladores, anunciou recentemente o lançamento de uma inovação global em tecnologia de reciclagem de resíduo plástico multicamada e multimaterial.

O novo projeto, chamado de DEINK 4D (Delaminação, Desmetalização, Destintamento e Disrupção), é um novo processo de reciclagem de filmes plásticos, que separa os componentes presentes em embalagens e rótulos de alimentos e bebidas, gerando uma nova resina plástica natural com inúmeras aplicações.

Com a nova tecnologia desenvolvida, será possível solucionar as restrições que existiam para a recuperação e reutilização dos resíduos pós-consumo, que até então eram tratados como não recicláveis e destinados a lixões e aterros sanitários, com prejuízos ao meio ambiente.

A tecnologia de delaminação e desmetalização DEINK 4D permite o reaproveitamento das embalagens laminadas e a utilização da resina gerada como matéria-prima para diversas indústrias, como linha branca, eletrodomésticos, injeção em geral, bem como embalagens flexíveis, tais quais filmes e rótulos. 

Em entrevista à Revista Plástico Sul, Marcelo Mason, Head de Sustentabilidade & ESG da Deink Brasil e líder do eixo de Comunicação da Rede, explicou: “Exatamente por ser uma nova 

tecnologia, acreditamos que teremos uma curva de aprendizado que faz parte do processo. A primeira linha de produção da tecnologia DEINK 4D que começa a funcionar em julho vai tratar especificamente os filmes de BOPP (polipropileno biorientado), que são de extrema relevância para as marcas, pois estão presentes na grande maioria de embalagens de snacks, biscoitos e barras de chocolates em geral”.

“A reciclagem de plásticos nos próximos cinco anos tende a crescer exponencialmente”, complementou Marcelo em entrevista ao portal UOL Economia.